sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O legado das águas




Uma criança brinca junto a uma bomba para tirar água de um poço em frente à sua casa, destruída pelas inundações que atingiram Adam Khan, na província paquistanesa de Sindh. Seis meses depois das inundações que devastaram o país, as vítimas de um dos piores desastres naturais do Paquistão continuam a depender muito da ajuda humanitária.
Foto: Akhtar Soomro/Reuters
in Ecosfera Público

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Marca "Toma lá"

Foi num auditório bem composto, no dia 15 de Dezembro, que a marca "Toma Lá", a mais recente marca nacional de design social foi dada a conhecer ao grande público. Uma marca diferente, com diversos produtos todos diferentes, produzidos por artesãos também eles diferentes da maioria.

"As instituições têm que conseguir inovar, criar e gerar empatia", salientou Mariana Ribeiro Ferreira, Vereadora da Acção Social na Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de apresentação da marca "Toma Lá" que identifica os produtos produzidos por artesãos recrutados no seio dos Centros de Actividades Ocupacionais de várias instituições na área da deficiência mental. "Há que explorar sempre todos os talentos", para despertar o interesse dos consumidores, acrescentou a Vereadora, admitindo estar já ela própria "completamente rendida à marca e aos produtos nascidos desta iniciativa da Comissão para a Pessoa com Deficiência e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Pensados pela designer Susana António, os produtos são vários, e estão já à venda em lojas como a da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Ali poderemos encontrar um relógio a fingir que é de cuco, os mealheiros-matrioska, os tapetes de cortiça, as protecções para computador portátil, a toalha de mesa que exibe o mapa topográfico de Cascais pintado à mão, o chaveiro-frase que diz "não me deixes em casa", ou o bloco de notas com capa bordada a ponto de arraiolos, só para citar alguns.

A ideia é que estes produtos vençam a barreira das vendas de solidariedade e passem para um mercado mais competitivo, representando não só uma receita adicional para as instituições, mas também um motivo de orgulho e realização profissional dos artesãos.

in Câmara Municipal de Cascais