domingo, 24 de abril de 2016

A moda do armário-cápsula




Foi ao visitar o blogue Ecológica, quem? Eu? que descobri a tão famosa moda do armário-cápsula. Obrigada Catarina porque eu não fazia ideia de que isto existia!

Adorei o conceito e já estou a construir o meu próprio armário-cápsula!

Em que consiste o armário-cápsula?

A ideia consiste em construir um armário para cada estação em que só utilizaremos 33 ou 37 peças no total. Isto significa que uma vez que o nosso armário esteja completo, a única manera de adicionar novas peças é eliminar outras que já tenhamos.

Qual é o objetivo de um armario-cápsula?

– Comprar menos. Isto significa que quando tivermos o nosso armário completo não faremos compras por impulso.

– Esquecermo-nos da famosa frase “ não tenho nada para vestir”. Seguramente isto já aconteceu a todas mais que uma vez, ter o armário cheio de roupa, mas temos a sensação que não temos nada para vestir porque nada combina com nada. Num armário-cápsula tudo combina.
– Encontrar o nosso estilo e usar todos os dias roupa que gostamos realmente e que nos faz sentir bem.

Como criar um armário-cápsula

PASSO 1. Começamos por organizar o conteúdo do nosso armário, as peças que já temos. Divide TUDO em três grupos: a ropa que realmente gostas, aquela que não tens a certeza de querer manter e o que definitivamente não queres.

Peças que não queres: doa, vende ou oferece a una amiga.
Peças fora de estação que realmente que queres: guarda numa caixa até chegar o momento de utilizá-las.

PASSO 2. Escolhe as cores que vais usar, escolhe uma ou duas cores + uma cor base. O objectivo é conseguir que todas as peças do teu armário combinem pelo menos com duas outras peças mais. Escolhe também estampados que possam usar-se várias estações.

Se te faltam peças para completar o armário, é o momento de adicioná-las. Tenta comprar pouco e que seja roupa de qualidade.

PASSO 3. Usa todas as peças do teu armário durante a estação e não compres nada. Se algo entra, algo tem de sair.

PASSO 4. Umas semanas antes de começar a estação seguinte, planifica e compra o teu novo armário. 

É necessário renovar tudo? Claro que não! Podes utilizar as peças da estação anterior que quiseres.(quantas mais, melhor, lembra-te que a ideia é fazer menos compras).


Adorei a ideia! Associar o estilo ao minimalismo e tentar minimizar o eterno drama das mulheres que é o não ter nada para vestir e a compra de roupa por impulso! :)


Imagem retirada daqui

Sem comentários: