Vestígios de substâncias químicas tóxicas, susceptíveis de afectar os órgãos reprodutivos de seres vivos, foram detectados em produtos de catorze grandes fabricantes de vestuário, anunciou a Greenpeace.
Entre as marcas colocadas em causa por esta organização não-governamental (ONG) de defesa do ambiente figuram a Adidas, a Uniqlo, a Calvin Klein, a Li Ning, a H&M, a Abercrombie & Fitch, a Lacoste, a Converse e a Ralph Lauren.
A Greenpeace comprou em 18 países várias peças de vestuário destas marcas, fabricadas na China, no Vietname, na Malásia e nas Filipinas e posteriormente submeteu os têxteis para análise.
«Éthoxylates de nonylphénol (NPE) foram detectados em dois terços destas amostras», explicou numa conferência de imprensa em Pequim Li Yifang, durante a apresentação do relatório «Dirty Laundry 2 (Roupa suja 2)».
Os NPE são produtos químicos frequentemente utilizados como detergentes em numerosos em processos industriais e na produção de têxteis naturais e sintéticos. Derramados nos esgotos, decompõem-se em nonylphénol (NP), um subproduto muito tóxico.
«O nonylphénol é um perturbador hormonal», sublinhou Li Yifang, precisando que a substância pode contaminar a cadeia alimentar e pode acumular-se nos organismos vivos, ameaçando a fertilidade, o sistema de reprodução e o crescimento.
«Não é apenas um problema para os países em desenvolvimento, onde são fabricados os têxteis. Como quantidades residuais de NPE são libertadas quando o vestuário é lavado, os produtos são derramados em países onde o seu uso é proibido», insistiu Li Yifang.
in TVI24
Também a roupa é fonte de poluição e doenças.
Conheço muito pouco do que se faz de roupa biológica, mas se alguém souber diga.
6 comentários:
Não sei onde vamos parar :(
O que tenho visto é roupa de algodão biológico para bebé... tirando isso às vezes vejo umas quantas peças penso que seja na H&M que também dizem que são biológicas mas enfim... agora está na moda dizer que as coisas são biológicas e às vezes não é bem assim.
Pois também já vi lojas de roupa biológica para bebé e já tinha visto algumas peças na H&M supostamente biológicas,mas de facto também não estou bem certa se são verdadeiramente biológicas!
O mercado de produtos biológicos tem esquecido o segmento da modamsó pode!
Gostei imenso do teu cantinho, pena que não escreves há algum tempo.
A defesa do ambiente também faz parte da minha filosofia de vida. Em tempos também escrevi algo relaccionado com este teu post. Podes ver em: http://manualdafelicidade.blogspot.com/2010/08/razoes-para-optar-por-vestuario.html
Continua com o blog: certamente farás o teu papel para mudar o mundo!!
Parabéns pelo belo trabalho de divulgação das questões sobre o meio ambiente. Precisamos de mais pessoas compromissadas com a causa VERDE para o bem de nós mesmos!!!
Muito obrigada pelo feedback positivo!
Abaraços verdes,
Ana
Enviar um comentário