As duas últimas semanas foram palco de dois acontecimentos de referência no que toca a sustentabilidade, O Green Project Awards e o Green Festival. Ambos na sua segunda edição, foram um sucesso e deixaram claro que não existe volta atrás na temática da sustentabilidade.
Participaram nos dois eventos altas personalidades nacionais e internacionais, e assistiram aos dois eventos um vasto leque de personalidades políticas e empresarias ao mais alto nível.
Ministros e presidentes das grandes empresas portuguesas assumiram um papel de destaque em ambos, não deixando qualquer margem de dúvida que o tema além de estar na moda, é um tema de grande importância e está no topo da agenda de quem lidera o nosso País. Seja na área empresarial como governamental.
Ministros e presidentes das grandes empresas portuguesas assumiram um papel de destaque em ambos, não deixando qualquer margem de dúvida que o tema além de estar na moda, é um tema de grande importância e está no topo da agenda de quem lidera o nosso País. Seja na área empresarial como governamental.
A minha maior surpresa foi ter visto poucos marketeers e profissionais da comunicação empresarial.
Se o tema está na moda não deveriam os marketeers estar mais atentos?
Se está no topo das agendas dos CEO´s não deveria estar também na agenda do marketeers?
Ambos eventos têm como objectivo final promover a mudança de mentalidade empresarial e do público em geral. Demonstrar que cada indivíduo independentemente de profissão, cargo, idade, ou qualquer outro factor sócio demográfico também pode fazer a diferença.
Se o tema está na moda não deveriam os marketeers estar mais atentos?
Se está no topo das agendas dos CEO´s não deveria estar também na agenda do marketeers?
Ambos eventos têm como objectivo final promover a mudança de mentalidade empresarial e do público em geral. Demonstrar que cada indivíduo independentemente de profissão, cargo, idade, ou qualquer outro factor sócio demográfico também pode fazer a diferença.
Os marketeers têm-se transformado em reactivos, em vez de pro-activos, detectando as necessidades dos consumidores que são cada vez mais exigentes, preocupados e melhor informados. Vão atrás da evolução do consumidor, em vez de se assumirem como o motor da mudança. Se os marketeers não se interessarem por esta área, e continuarem a sentir que isto não é do pelouro deles, estão a deixar espaço para outros departamentos assumirem a liderança do negócio.
Se os marketeers continuarem a usar o chavão unicamente para campanhas promocionais de duvidável credibilidade, continuarão a cair no erro do “Green Washing”, e o consumidor não vai perdoar com as respectivas implicações.
A desculpa que o preço é o factor decisor, serve unicamente para aqueles que não sabem procurar a vantagem competitiva para realmente se diferenciar na mente do consumidor.
A relevância e a potencialidade de procurá-la nas várias vertentes da sustentabilidade é enorme. De que estão a espera?
A sustentabilidade não é uma moda ou uma tendência. É uma mudança cultural sísmica, e ela está aqui para ficar.
Estas tendências desafiam os modelos convencionais de compra em todas as etapas.
Sendo o desenvolvimento de negócios e marcas sustentáveis uma vantagem competitiva, porque não se interessam os marketeers por esta área?
Que papel devem os marketeers desempenhar nas estratégias de desenvolvimento sustentável?
Por Victoria San MartinSe os marketeers continuarem a usar o chavão unicamente para campanhas promocionais de duvidável credibilidade, continuarão a cair no erro do “Green Washing”, e o consumidor não vai perdoar com as respectivas implicações.
A desculpa que o preço é o factor decisor, serve unicamente para aqueles que não sabem procurar a vantagem competitiva para realmente se diferenciar na mente do consumidor.
A relevância e a potencialidade de procurá-la nas várias vertentes da sustentabilidade é enorme. De que estão a espera?
A sustentabilidade não é uma moda ou uma tendência. É uma mudança cultural sísmica, e ela está aqui para ficar.
Estas tendências desafiam os modelos convencionais de compra em todas as etapas.
Sendo o desenvolvimento de negócios e marcas sustentáveis uma vantagem competitiva, porque não se interessam os marketeers por esta área?
Que papel devem os marketeers desempenhar nas estratégias de desenvolvimento sustentável?
in Imagens de Marca
P.S Subscrevo as palavras desta senhora. Parece-me que os marketeers actuais ainda têm uma visão muito curta. Mas se não olharem para o futuro e anteciparem necessidades e tendências do consumidor lá se vai o emprego...
E eu estive lá:)
2 comentários:
boa tarde!
Gostei do seu blog, é interessante!:)
Acho que é capaz de gostar de ver o nosso e o nosso estilo de vida.
quintanemus.blogspot.com
cumprimentos
Ana
Com um obrigada por ter um excelente blogue e por participar no blogue Sustentabilidade É Acção, fique com o selo Amizade Internauta. Um abraço.
Enviar um comentário