quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A felicidade

Sim, a felicidade para mim pode ser um livro e uma chávena de café:)
Porque é que evoluímos para uma sociedade em que a felicidade é apenas ter e parecer em vez de ser é uma questão que me assola ultimamente. Em especial porque estou a reler um livro que gostei muito- Impacto Zero- em que o autor se debate constantemente com esta dúvida existencial.
"Havia um mestre Zen da Ordem de Budismo Zen Chogye da Coreia. Dae Soen Sa Nim,era assim que os seus alunos lhe chamavam, que significa, em coreano, Grande e Honrado Mestre.
Dae Soen Sa Nim diria: Todos dizem eu quero isto e quero aquilo, mas será que alguém compreende efectivamente o significado do "eu"? O que é este "eu" que tudo quer? De onde vem? Para onde vai? Porque existe? Porque morre?
Estas dúvidas são extremamente importantes porque passamos a vida a pensar que o caminho da felicidade passa por satisfazer os nossos desejos.Os economistas acreditam que os nossos desejos são ilimitados e que a economia é um gigantesco maquinismo cujo objectivo é satisfazer esses desejos ilimitados.O problema é que os recursos do nosso habitat não são ilimitados."

in Impacto Zero


1 comentário:

Quotidianos de seda disse...

Nem mais...um livro e uma chávena de café é PERFEITO para mim :)

Bjinhs