sábado, 19 de novembro de 2011

Como é possível?

A maioria dos deputados da comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local recusou uma proposta para que, nas suas reuniões, seja servida água da torneira.

A proposta baseava-se no facto de, entre Janeiro e Novembro de 2010, se terem consumido 35 mil litros de água mineral no Parlamento. Nestes período, foram para o lixo 45 mil garrafas de 330 ml, 2.000 garrafas de litro e meio e 78 mil copos de plástico. Segundo o jornalista Ricardo Garcia, do Público, a comissão pediu “um estudo para atestar o benefício ambiental de substituir este festim polímero por jarros de água e copos de vidro”.

Ainda segundo o jornalista, a Assembleia da República terá gasto 8.000 euros com a água engarrafada, quando a da torneia custaria 56 euros.

“A EPAL cobra ao Estado 1,4 euros por cada mil litros de água. Por este preço, compram-se apenas seis garrafas de litro e meio no supermercado. É difícil vislumbrar que argumentos mais, além de ornamentos retóricos, se encontrarão para encher as páginas do tal estudo financeiro”, explicou ainda o jornalista do Público.

Finalmente, Ricardo Garcia escreve que “optar por água da torneira deveria ser um acto administrativo, de bom senso na gestão, sem necessidade de estudos, propostas e respectivas aprovações”. E revelou-se ainda surpreendido “que tudo se passe na comissão parlamentar do ambiente”.

in Green Savers

Palavras para quê? São estas as pessoas que nos governam...

2 comentários:

Nuno disse...

Por aí se vê o que eles confiam na água da torneira. Por acaso também já tinha pensado nisso. Aqui em Évora ou mesmo em Campo Maior, a água da torneira não é boa. Aqui em Évora a água tem um sabor metálico embora as análises digam que está boa para consumo humano e em Campo Maior a água tem cores então nem vale a pena provar.
A alternativa imediata é ir para a água engarrafada. O que muito pouca gente sabe é que o próprio plástico em que as águas vão engarrafadas é por si só tóxico e que por muito pouca interferência que tenha na água em si, de certeza que tem alguma.
Portanto, uma das necessidades básicas para a vida, a água, é um bem mal tratado e "ajuda" a que cada vez mais gente adoeça.

Ana disse...

Pois é,eu também sempre achei a água de Évora de muito má qualidade...
Em Lisboa bebo água da torneira mas tenho um jarro que filtra a água,de outra forma não a beberia...
Pois é,essa questão do plástico é importante,ele contém substâncias nocivas à saúde.
Não temos volta a dar,estamos a ser envenenados por todos os lados...