sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pano cru: sacos de compras amigos do ambiente


Aproveito aqui para divulgar uma marca portuguesa de sacos de compras amigos do ambiente: Pano Cru, que a Nídia Nobre do blogue Re.bag! me deu a conhecer. Esta marca dispõe de sacos de juta- uma forte fibra natural.É uma fibra vegetal 100% biodegradável e reciclável e não utiliza produtos químicos na sua produção tradicional. Como tal a Juta é 100% amiga do ambiente.
Tem também uma colecção de sacos de algodão biológico certificado.
Esta loja dispõe de imensas lojas espalhadas por todo o país, mas também é possível comprar estes sacos giros e ecológicos online.
Mais informações em Pano Cru

Ambinergia


De 4 a 6 de Junho próximo, as soluções ambientais, de poupança de recursos, de aumento de eficiência energética e de certificação ambiental ampliam o eco dos econegócios, durante a AMBINERGIA – Feira de Ambiente, Energia e Sustentabilidade.
E para completar a oferta expositiva do evento, o Centro de Congressos da EXPONOR recebe várias iniciativas complementares à AMBINERGIA. «Prevenção de Resíduos», «Qualidade do Ar Interior: novas problemáticas, novas políticas, novas práticas», «Eficiência Energética e Energias Alternativas: estratégias e tecnologias», «A Emergência», «A Sustentabilidade e as Práticas de Gestão nas Organizações» e «A Região Norte e as Alterações Climáticas» são alguns dos temas na agenda de debate.

O Prémio Nacional de Inovação ambiental será outra das manifestações paralelas ao certame.

in Ambinergia

Casa eficiente

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Acenda uma lâmpada com o seu suor!


Mais uma ideia que queima calorias e protege o ambiente...

Correr durante uma hora na passadeira queima, aproximadamente, 600 calorias. Mas que tal mudar essa conta para kilowatt? É o que fazem os alunos das universidades de
Oregon e Portland, nos Estados Unidos, que estão mais preocupados em produzir electricidade do que perder gordurinhas durante os exercícios físicos.
Tudo porque as instituições instalaram, na semana passada, um pequeno dispositivo nos aparelhos de ginástica do campus que transforma o “suor” dos alunos em energia limpa. Como? O aparelho, comercializado por uma empresa chamada ReRev, captura a energia cinética produzida durante a actividade física dos alunos e converte-a em electricidade.

A ideia é boa, mas, na prática, não é muito útil. Meia hora de exercício físico pesado nos aparelhos de ginástica produz energia suficiente para manter um laptop ligado durante, apenas, uma hora.

A real intenção da novidade – que já virou sensação nas duas universidades – é consciencializar os alunos de como é difícil produzir energia e como, apesar disso, desperdiçamos o recursos.

Foto: Universidade de Oregon

in Super Abril

Concurso Boramudaromundo & RE.bag!



Gostaria de lançar aqui um concurso em conjunto com a Nídia Nobre do blogue RE.bag!.
Enviem uma foto com a vossa acção que ajuda a mudar o mundo (no que diz respeito ao ambiente) para o email boramudaromundo@gmail.com.
As três melhores fotos escolhidas por nós ganharão uma prenda simbólica (ver imagem), mas muito útil que são uns sacos de pano super práticos que se dobram e podem andar na carteira. Assim, evita-se o uso de sacos de plástico quando vamos às compras. Como andam sempre na carteira, mochila, etc. e não ocupam espaço já não temos desculpa para trazer mais um saco de plástico para casa (já todos sabemos que eles são altamente prejudiciais ao ambiente). Também ajudam a poupar alguns trocos, uma vez que existem superfícies comerciais que cobram por cada saco.
Enviem a vossa foto até dia 20 de Junho de 2009.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ganhe 20000 dólares para colocar a sua ideia verde em acção

Computador biodegradável


Dupla de espanhóis apresenta o primeiro "netbook" livre, solar e biodegradável

Dois madrilenos criaram o primeiro computador de software livre, alimentado a energia solar e totalmente biodegradável. Tudo isto a partir de 130 euros e disponível em várias cores. O computador é fabricado na China (com baixos custos de produção) e o “software” é desenvolvido em Madrid. O iUnika Gyy estará à venda em finais do próximo mês de Junho e estará disponível em 15 mil pontos de venda em todo o mundo.


A “carcaça” do iUnika Gyy é feita com produtos totalmente naturais, como sejam a farinha de milho e a celulose, que se fundiram numa espécie de bioplástico, um material seguro até aos 85 graus centígrados.

Dois dos portáteis (modelos solar e GSM solar) carregam-se com uma placa aplicada no dorso do computador. “Demoram entre cinco e sete horas a carregar. Fizemos muitos testes, mas nunca obtivemos o mesmo resultado. Depende do sol, do ângulo... A boa notícia é que se mantém. Ao contrário de um computador normal, alimenta-se enquanto o utilizador está a trabalhar, sem cabos”.
O portátil vem com “umas 30 aplicações de software pré-instaladas. Existe um armazém com milhares de programas que podem instalar-se livre e gratuitamente. A ideia é que cada um o personalize”, comenta Machón, citado pelo “El País”.

in Público

Bicicletas

A Comissão vai promover a bicicleta como meio de transporte urbano saudável e seguro no âmbito da 15ª conferência Velo-City, organizada pela região de Bruxelas, e que se inicia a 12 de Maio nessa cidade. Na cerimónia de encerramento, várias cidades europeias assinarão a carta de Bruxelas pela qual se comprometem a promover a utilização da bicicleta com base em objectivos concretos.

Foto: PÚBLICO (arquivo)

in Ecosfera Público

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pet Food Showdown


Fonte: União Zoófila

Pet Food Showdown

Fonte:União Zoófila

domingo, 10 de maio de 2009

Só vê televisão a pedalar


O príncipe Carlos e a sua mulher Camila visitaram a propriedade agrícola de Hackney, em Londres, e acharam graça a este funcionário que, a pedalar, gera energia para pôr o DVD a funcionar.

Foto: Chris Jackson/Reuters
in Ecosfera Público

Isto parece-me uma excelente ideia. Gostava de ter algo semelhante em casa. Assim,pedalava com um objectivo...
Além disso, se tivéssemos uma bicicleta destas, iríamos certamente dar mais valor à energia e não a desperdiçaríamos tão facilmente, porque não é tão simples como carregar num interruptor...

sábado, 9 de maio de 2009

União Zoófila e o PetFood Showdown

O Pet Food Showdown foi uma iniciativa criada via Twitter com o intuito de auxiliar a União Zoófila de Lisboa no fornecimento de donativos e géneros necessários à alimentação das centenas de animais que a referida instituição possui sob sua guarida. Os stocks alimentares da União Zoófila estão em baixo e este projecto é uma tentativa de ajudar seres vivos que precisam de nós, agora mais que nunca. (in PetFood Showdown)

Esta iniciativa contou com a presença de Nuno Markl, que se ofereceu para entregar géneros e ofereceu-se para cumprimentar quem foi contribuir.
Eu estive lá e contribuí com ração. Espero mais tarde poder contribuir muito mais.
Uma vez lá, tive a oportunidade de visitar as instalações e ver os animais.
Gostei muito. Os animais estão muito bem tratados e são muito queridos.
Ao que parece houve umas notícias a denegrir a imagem da União Zoófila, mas pelo que eu pude ver, os animais estavam em boas condições.
Convido quem puder a ir visitar as instalações da União Zoófila (ver localização aqui ) e ver com os seus proprios olhos os animais.

A União Zoófila depende apenas das quotas dos sócios e dos donativos. Não é fácil manter 500 cães e 200 gatos, daí o apelo da mesma para o Pet FoodShowdown.
Pelo que pude constatar das conversas com os voluntários, a associação encontra-se constantemente aflita para conseguir alimentar e tratar todos os seus animais, mas até agora tem conseguido sobreviver, com muitas dificuldades.
Deixo aqui o apelo para quem quiser contribuir de alguma forma:

    • Pode ajudar tornado-se voluntário
    • Pode contribuir sendo sócio
    • Pode apadrinhar um animal
    • Pode adoptar um animal
    • Pode tornar-se uma família de acolhimento temporário
    • Pode oferecer alguns dos bens mais essenciais à Associação:

Comida seca e de latas para cães

Coleiras desparasitadoras

Coleiras Detergentes

Areia para gatos Casotas (plástico) e camas para cães

Camas para gatos

Quando tiver as fotos coloco aqui.

Mais informações em União Zoófila

Nota: Se os links relativos à União Zoófila não funconarem, cliquem duas vezes.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Reino Unido quer armazenar CO2 debaixo de terra

O governo britânico anunciou que vai construir centrais térmicas com uma tecnologia que permite capturar e armazenar o carbono produzido pelas combustões.

É a primeira vez que um país pretende construir a sua política energética em torno desta medida. A tecnologia não é recente, mas Ed Miliband, ministro britânico da Energia, já garantiu que a partir de agora nenhuma central de carvão será construída sem levar em conta estes procedimentos para enterrar e armazenar o CO2.

Segundo o El País, a partir de agora todas as centrais inglesas terão de enterrar 25% das suas emissões; em 2025, este valor terá de ascender aos 100%, de forma a que o Reino Unido consiga cumprir o ambicioso objectivo a que se propôs: reduzir em 80% as suas emissões de CO2 antes de 2050.

Apesar do entusiasmo com que a oposição e os empresários – preocupados com as alterações climáticas – receberam esta medida, o director da Greenpeace, John Sauven, não acredita que as centrais queiram, efectivamente, reduzir as suas emissões, e teme que a posição favorável do governo em relação a novas centrais de carvão leve até a um aumento da libertação de gases para a atmosfera.

Não tenho conhecimentos científicos suficientes para avaliar se esta medida será eficaz, mas parece-me que pode pelo menos dar uns passos para ajudar o ambiente.

in DN

sábado, 2 de maio de 2009

Obra da Natureza



Padrão criado pela natureza numa floresta sueca.

in Sierra Club