domingo, 20 de dezembro de 2009

Mensagem aos (pouco) iluminados que se reuniram em Copenhaga

"O que a raça humana tem de extraordinário é o facto de evoluir em grupo. Gostamos de pertencer à manada.Vamos para onde a manada vai, e isso é algo de extraordinário porque fazer parte de uma manada é sentir o afecto da comunidade, enquanto que viver fora da manada é, de certa forma, rejeitar o afecto. O problema é que, enquanto vamos todos com a manada, nenhum de nós se preocupa com o rumo que a manada está a seguir.
Urge perceber qual é o rumo que a manada está a seguir, e urge fazê-lo depressa: qual o caminho que esta manada deve seguir agora?"

"Diante do túmulo de uma criança, alguém já desejou ter outro jogo de vídeo? Quando exalar o meu último suspiro, será que vou desejar ter tido mais bens materiais?
Acho que só vou desejar uma coisa. Ter amado melhor. Ter sido uma pessoa a melhor amar e não me ter abstraído com bens materiais ou objectivos de vida. Esta vida é demasiado curta e em breve terminará. Para que a utilizaremos?"

in Impacto Zero (Colin Beavan)

5 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ana
Excelente excerto esse do Colin Beaven, o homem sem impacto.
Espero que muitos o leiam. Um dia destes ponho lá no blogue também, se não se importa.
Fiquei a "conhecer" o No Impact Man quando li o livro "Dormir Nu é Ecológico", e tenho seguido mais ou menos no twitter. A sua vida, não há dúvida, que dava um livro, e deu. Um homem (e sua famíla), no meio da sociedade mais materialista do mundo, que vive desligado ao máximo das "coisas"...
Obrigada e um abraço

Guakjas disse...

Bem, deveras genial este texto.
Porque é exactamente esse o comportamento humano, sempre em "manada", o que um faz o outra repete...

Saliento o último parágrafo! Simplesmente perfeito! Como eu diria, uma grande "boca" para muita gente... Muito bom Ana :D

Beijos :)

PS: Se não te importares vou copia-lo para o meu blogue :P

Ana disse...

Olá Manuela e João,
Estejam à vontade para publicar este excerto,acho que vale a pena divulgar.
Vale a pena ler o livro nem que seja só para perspectivar algumas questões da nossa vida de outra forma.

Bjs e Votos de Bom Natal

Anónimo disse...

Permitam-me chamar a atenção para as chamadas "limpezas" dos rios, um negócio milionário que consiste em devastar totalmente as margens com retro-escavadoras.

Esta negociata tem como pretexto "impedir as cheias", mas aumenta-as, pois o leito é invadido pelo caniço e transborda à mínima chuvada.

É uma galinha dos ovos de ouro para os empreiteiros e as DRARNes, INPCN, etc.! E nós a pagar! Em Portugal tudo é pretexto para negociata. As DRANes e C.a são cargos de nomeação política para vampiros se banquetearem.

Investiguem, Sr.es jornalistas, sff! Divulguem, Sr.es bloggers, sff!

Manuela Araújo disse...

Olá Ana
Hoje passei por aqui para desejar um feliz Natal, sobretudo com a companhia daqueles que são mais queridos, com muita alegria e amizade, e sem esquecer a solidariedade para com os que mais precisam.
Um abraço