sábado, 22 de novembro de 2008

Anúncio amigo do ambiente em Times Square



Quando se pensa em locais amigos do ambiente, Times Square em Nova Iorque não é dos primeiros que sítios que vêm à cabeça.
Mas alguns passos podem ser dados para melhorar a situação. Foi o que fez a Ricoh, o gigante japonês de equipamentos de escritório. O novo "billboard" da marca em Times Square funciona exclusivamente a energia solar e eólica (com 64 painéis solares e 16 turbinas), sem sequer ter um gerador de emergência. Ou seja, se não houver sol nem vento o anúncio acaba por apagar. Isto não preocupa os responsáveis da Ricoh, que acham que até pode dar boa publicidade à marca, o que só demonstra que a percepção dos consumidores face às questões ambientais está a mudar.

in Terramater Blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A cidade de Ota (Japão)


A cidade de Ota fica a 80 quilómetros de Tóquio e tornou-se testemunho da aposta do Japão, país parco em recursos energéticos, na energia solar.

Foto: Yuriko Nakao/Reuters


in Ecosfera Público

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Áustria converte central nuclear em central para produção de energia solar


A única central nuclear austríaca, em Zwentendorf, a 50 quilómetros de Viena, nunca chegou a funcionar e está abandonada há 30 anos, desde que o povo austríaco rejeitou o nuclear no referendo de 5 de Novembro de 1978. Agora prepara-se para ser convertida em unidade para produção de energia solar.

A central de Zwentendorf foi construída de 1970 a 1978, com um custo de 380 milhões de euros, e era para ser a primeira de seis centrais nucleares na Áustria.

Em 1999, o destino da central de afastou-se definitivamente do nuclear, quando os austríacos inscreveram a renúncia à energia nuclear na sua Constituição, salienta hoje um artigo publicado no “Le Monde”.

A central, cuja licença para produção de energia continua válida, foi comprada em 2005 pelo EVN. Dentro de meses, serão instalados painéis solares na fachada de betão da central, no seu telhado e em parte dos 14 hectares de terrenos adjacentes. No entanto, a produção de energia solar será modesta: com um máximo de três megawatts, a central fornecerá energia para mil habitações.

A longo prazo, a EVN pretende instalar naquele local uma central a biomassa.

A Áustria tem de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 13 por cento em relação a 1990 até 2012, no âmbito do Protocolo de Quioto.

in Ecosfera Público

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Táxi solar


O chamado “táxi solar”, veículo de dois lugares com painéis fotovoltaicos, está prestes a terminar uma volta ao mundo histórica, uma iniciativa destinada a demonstrar a fiabilidade desta tecnologia limpa.

O “táxi solar” é a primeira viatura a percorrer o mundo utilizando apenas energia solar.

Louis Palmer, quem concebeu o projecto, partiu da Suíça a 3 de Julho do ano passado e já percorreu mais de 47 mil quilómetros, atravessando a Europa, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e América do Norte.

“Não paguei um cêntimo por gasolina”, salientou Palmer. Além disso, não emitiu um grama de dióxido de carbono. “Desde a partida só perdemos dez dias para fazer uma reparação”, explicou.

O veículo foi construído por técnicos de quatro escolas de engenharia na Suíça, é alimentado a cem por cento por energia solar produzida através dos seus painéis solares - instalados num atrelado de cinco metros de comprimento - ou por electricidade para recarregar as baterias. Neste segundo caso, o equivalente da energia usada é produzido por painéis solares instalados no telhado da Swisscom, perto de Berna, para tornar a operação neutra em emissões. O veículo tem uma autonomia de 400 quilómetros, a uma velocidade de 90 quilómetros/hora.

“Não estou dependente da meteorologia. Pode chover vários dias a fio”, garantiu Palmer.

Uma especificidade do veículo é o seu volante que se desloca na horizontal, o que permite que também o passageiro possa conduzir.

Palmer visitou hoje vários construtores automóveis, com a Peugeot, Renault e Dassault. “Se uma grande marca quiser a ideia, estaremos prontos”, garantiu.

in Ecosfera Público